quarta-feira, 27 de março de 2013

Semana Santa


A Quaresma é um período do calendário católico, que não deveria fazer parte do calendário da Umbanda, mas devido ao sincretismo com os santos católicos e por ser a Umbanda uma religião Cristã, nos resguardamos no período da quaresma, um período de reflexão e de
introspectiva espiritual, um tempo de auto analise onde encerramos um ano espiritual, para começar uma nova etapa de nossa jornada, onde aguardamos a ressurreição de Cristo, para se cumprir a palavra. Toda religião tem um significado para a quaresma, mas todas tem o mesmo princípio.
Antigamente, por tradição na igreja católica, se cobriam os santos nos altares com pano roxo, e sessava-se toda atividade festiva alegre e social das igrejas, recolhendo seus fieis a reflexão, com isso os terreiros de Umbanda que funcionavam as escondidas por medo de represálias, num tempo onde não havia a liberdade de crença, sessavam suas atividades, retomando na sexta-feira da paixão.
Mas isso não tem mais razão de ser nos dias atuais, onde podemos cultuar nossos guias e orixás de forma livre, porém mantemos algumas tradições, e nos valemos do tempo de quaresma para nos preparar para o novo ano espiritual que se inicia. 
Na sexta -feira da paixão, saudamos nossos queridos amigos e guardiões os amados Exus, pedindo sempre proteção e prosperidade para o novo ano.
Diz-se que na quaresma os Orixás e os Guias superiores, param para analisar o ano que esta indo, e preparar o que esta chegando.
Neste período também nos preparamos para receber o Amaci, que é um momento de grande emoção e estar em contato direto com o poder de Oxalá, neste momento devemos estar enredado pela reverencia, devoção, lealdade, comprometimento para com o Orixá, a Umbanda a caridade e o amor ao próximo.

Ser Umbandista é ser cristão, ser cristão não significa ser católico, significa adotar como máxima os ensinamentos deixados por Jesus.


Orientado por
Pai Lenon.

Templocabocloaruana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário