O cristianismo tradicional cultua a manifestação de Deus na Santíssima Trindade ( Pai, Filho e Espirito Santo), sendo a Criação, o verbo e a Ação de Deus. Na Umbanda Sagrada, cultuamos Deus em suas sete manifestações, o Setenário Sagrado. Na Fé da Santíssima Trindade, Deus se manifesta como pessoas distintas porém una. Um em três. Na Fé de Umbanda, Deus se manifesta através de sete atributos, os Sete Espíritos de Deus, mencionado no livro de apocalipse, na Bíblia, que chamamos Tronos de Deus, onde se assenta cada uma de suas manifestações, como Pessoas distintas, chamadas Orixás, que zelam por cada aspecto da criação e um sentido da vida. O Trono das Sete Encruzilhadas. A partir de cada um dos atributos de Deus ai assentados, está o caminho para a Suprema Iluminação. O Sagrado Trono das Sete Encruzilhadas é a dispensação dos dons divinos para a criação, manutenção equilíbrio e consumação dos Planos Divinos.
Para compreendermos os graus hierárquicos dos diferentes Tronos Sagrados, comparamos com a geografia. Um conjunto de casas forma uma rua (cada rua tem um guardião); um conjunto de ruas forma um bairro ( cada bairro tem um guardião); um conjunto de bairros forma uma cidade ( cada cidade tem um guardião); um conjunto de cidades forma um estado ( cada estado tem um guardião); um conjunto de estados forma um país ( cada país tem um guardião);
um conjunto de países forma um continente ( cada continente tem um guardião); um conjunto de continentes forma um planeta ( cada planeta tem um guardião); um conjunto de planetas forma uma galáxia ( cada galáxia tem um guardião); e assim por diante... Mas o Criador de tudo é só um: Deus.
Deus é a energia, Criadora onipotente, onipresente e onisciente, sem forma e representação, se manifesta através dos Sagrados Orixás, que são seus atributos, que, a medida que vão se reproduzindo e multiplicando, atingem a forma física, tipo humanizando-se para entrar em contato com os filhos de Deus encarnados no Planeta Terra.
Deus é o invocado pelos nomes pelo qual é apresentado pelo guardião (Anjo) da religião. em nossa Fé, Deus é invocado com o nome de Zambi ( Criador) ou Olorum ( que esta além do Sol).
Olorum é a divindade máxima do Planeta Terra, Senhor Supremo do Trono Sagrado das Sete encruzilhadas, e diretamente d'Ele são emanadas as radiações formando os primeiros Sete Tronos, que são seus poderes para criação e manutenção, equilíbrio e evolução do Planeta Terra e tudo o que é, o que foi e o que será neste Planeta povoado pelos seres encarnados em evolução.
O Sagrado Trono das Sete Encruzilhadas é uma potencia terrivelmente divina que sustenta toda a Criação no Planeta Terra. São as Virtudes de Deus:
1. Trono da Fé ( rege a religiosidade)
2. Trono do Amor ( rege a união)
3. Trono do Conhecimento ( rege os estudos)
4. Trono da Lei e da Ordem ( rege o caráter)
5. Trono da Justiça (rege a razão)
6. Trono da Evolução ( rege o aperfeiçoamento)
7. Trono da Geração ( rege o criacionismo)
Estes são os tronos Essenciais e são presididos por um Orixá, que é a própria emanação do poder de Deus. Este Orixá é responsável pela dispensação das virtudes que lhes são inerentes e pela configuração do perfeito funcionamento para evolução do planeta e tudo o que há nele. Estes Orixás não incorporam em médiuns, não tem representação em imagens, inapropriadamente são chamados de pais e mães, pois não são Orixás de cabeça de médiuns nem estão circunscritos ao âmbito de Umbanda. São Energias universais que indefinidamente emitem seus raios de luz, suas emanações sobre o Universo independentemente de serem invocados ou não. "Assim como o Sol que nasce sobre justos e injustos e a chuva que renova a vida de piedosos e impios". O correto para invocá-los para um justo louvor é "Senhor Regente do Trono X ( Fé, Amor, Lei, Etc.)", Estes Orixás atendem prontamente aos chamados dos fiéis que invocam e confirmam os pedido dos intercessores, que são Orixás intermediários e os guias espirituais de Umbanda Sagrada.
Os Tronos Sagrados, em qualquer dimensão ( Trono Essencial, Fatoral, Elemental, Natural, etc) são potencias de energias eletromagnéticas, por isso tem pólos positivos e outro rixá no pólo negativo. Um é do gênero masculino, outro do gênero feminino. Um é passivo ou universal, quer dizer que trabalha incessantemente, independentemente de ser invocado ou provocado para entrar em atividade para equilibrar o conceito do fator da energia do seu trono. Um é irradiante, que apenas irradia incessantemente suas emanações e outro é absorvente, que retira, quando necessário, os excessos que podem prejudicar a ordem na criação. Um é de Ação, outo de Reação.
Cada Orixá regente dos Tronos , tem seu campo de ação dentro dos princípios divinos que formam os Tronos.
Começaremos pelo Sagrado Trono dos Orixás Fatorais, que emanam os fatores divinos para concretização da vida. Fatores são ações e a partir dos fatores dos Orixás deste Trono, saberemos a qual deles invocar para nossos clamores e louvores. Estudemos, pois cada um testes Tronos.
Estudo realizado por: Pai Sérgio
Dúvidas entrem em contato :templocabocloaruana@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário