domingo, 10 de junho de 2012

DEUS, o Divino Criador

DEUS
Deus, a fonte primordial de todos os eventos criadores, já foi descrito por todos os que se voltaram para ele como o Supremo Criador, o Inefável, o Incriado Criador, o Princípio, o Meio e o Fim de tudo e de todos.
Nenhuma Religião realmente estabelecida, e isto desde tempos imemoriais, deixou de ter um Deus criador e onipotente pairando acima de todas as divindades cultuadas pelas pessoas.
Na Umbanda não existe discussões sobre a existência de Deus, porque é aceita naturalmente. Logo, não se questiona sua existência e sim é aceita, cultuando e reverenciando, por todos os Umbandistas seja pelos seus nomes africanos ( Olorum, Zambi, etc), ou indígena (Tupã), ou mesmo como "Deus".
Deus ou Olorum é para os Umbandistas o princípio dos princípios, o mistério de todos os mistérios, o Pai de todos os Pais, o Divino Criador Olodumaré!
Deus, gera em si, gerar em si significa ser ele autogerador.
Deus, gera de si, gerar de si significa Ele reproduzir-se em tudo o que gerou, dotando em tudo essa capacidade ou princípio gerador.
O gerar de si está em Deus e em tudo o que Ele gerou, tal como uma semente de feijão, um galho de videira, que sob condições ideias, se auto reproduzem e se perpetuam.
A evolução esta em Deus e em tudo o que Ele cria. Por isso ela é um princípio.
Uma semente traz em si esse princípio evolucionista e, após germinar, forma uma planta e evolui para muitas sementes.
A evolução, como princípio fundamentado em Deus, pode ser encontrada em várias formas, já que cada coisa criada atende a uma necessidade do conjunto, formado por todas as coisas criadas por Deus.
Portanto, a evolução não é uma teoria mas sim um princípio fundamentado em Deus, em que tudo se encontra em estado potencial, e a partir da existência desse princípio tudo evolui para outros estados.
Outra definição de Deus está como o mistério dos mistérios, entendemos que em Deus se encontram todos os mistérios e sem Ele mistério algum pode existir.
A fé é um mistério.
O amor é um mistério.
A Lei maior ou a ordenação divina é um mistério.
A Fé tem sua origem em Deus.
O amor tem sua origem em Deus.
A ordem tem sua origem em Deus.
A Fé, a encontramos em nós mesmos como nossa religiosidade.
O Amor, o vivenciamos em nossos sentimentos de afeição.
A Ordem, a aplicamos a nós mesmos nos nossos procedimentos ordeiros.
Para os Umbandistas, a noção de mistério tem de ser bem definida, porque cultuamos Deus em si como ente Supremo autogerado em si mesmo, portanto receptivo a um culto específico, assim como cultuamos os Sagrados Orixás, que são em si mesmos seus mistérios e seus manifestadores.
Mas que fique entendido que só é mistério o que existe em Deus e manifesta-se a partir de Deus como uma qualidade inata, que acompanha tudo o que Ele criou.
Pai de todos os Pais, para os Umbandistas, é mais uma designação de Deus, porque tratamos e chamamos de pais e mães Orixás as nossas divindades, que foram geradas por Ele para nos conduzirem em nossa eterna evolução.
Isso justifica nossa classificação de Deus como Pai de Todos os Pais, e por que  todas as divindades (Orixás) são nossos superiores em todos os sentidos e nos amparam o tempo todo, e tudo fazem para desenvolverem em nosso mental as nossas faculdades do espírito, não a dos sentidos corpóreos, tais como: tato, olfato,  audição e paladar.
Se as divindades são Pais e Mães e Deus é o pai deles também, então Deus é o Pai de todos os Pais.
O divino Criador Olodumaré é outra forma de o Umbandista referir-se a Deus.
Se o denominamos o Divino Criador, é porque Ele é o único com poderes,e que a tudo que cria dá um destino, e todos os meios e recursos para que vivamos, Ele gera em si as suas divindades (Orixás), e gera em nós os espíritos.
Espíritos não geram espíritos, e muito menos os destinos.
Divindades não geram destinos para os espíritos, só os amparam para que cada um realize o seu, que é o de tornarmos manifestações espírítuias do Divino Criador.
Com esses comentários ficou claro que para os Umbandistas Deus está acima de todos os espíritos e das suas divindades, é o incriado Criador, Princípios dos Princípios, Mistérios dos Mistérios, Pai de todos os Pais e o Divino Criador, O senhor de todos os destinos.


Texto retirado do livro 
"Tratado geral de UMBANDA as chaves interpretativas Teológicas"
de Rubens Saraceni
Dúvidas entrem em contato: templocabocloaruana@gmail.com
ou deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário