domingo, 1 de dezembro de 2013

REFLEXÃO



Estamos chegando ao encerramento dos trabalhos em nossa casa neste ano de 2013, junto com ele, estamos chegando ao fim de mais um ano do calendário civil, dizemos o fim do calendário civil, porque para nós o ano espiritual só termina na sexta feira da paixão.
Gostaria de pedir a todos os leitores, que fizessem uma leve reflexão sobre o ano que esta se encerrando, sobre suas atitudes, e os acontecimentos deste período. Passamos por mudanças, e fatos que vão marcar nossas histórias, nossas vidas. A mudança é necessária para o desenvolvimento espiritual. Quando falamos em mudanças pensamos logo no que nos é visível, porem devemos começar a mudança em nosso íntimo, nos questionando e buscando respostas para nossas dores e sofrimentos, mas peço a todos que procurem e cultivem suas próprias mudanças, e não esperem a mudança de outros, porque enquanto estamos observando a vida de um irmão, deixamos de observar a nossa própria. entendamos todos que nenhum ser vivente neste plano terreno tem o conhecimento da verdade absoluta, entendamos que somos todos iguais, cada qual com seus defeitos e qualidades, não julguemos um irmão por aquilo que ouvimos falar ou tomamos como certo ou errado, ninguém conhece a fundo a alma do seu irmão, por mais próximo que este esteja de você. A grande massa se deixa levar por pré julgamentos e opiniões formadas, e assim se julgam melhores ou piores do que outros. Oxalá na sua infinita sabedoria e bondade  deu a todas as criaturas o livre arbítrio, porque então queremos limitar ou julgar a vontade de outros. Enquanto continuarmos a nos preocupar com os defeitos ou qualidades de nossos irmãos deixamos de buscar a nossa própria evolução, deixamos de por em pratica o que realmente viemos fazer aqui neste plano, que é ao meu ver, buscar evolução, praticar o amor de nosso Pai maior, praticar a verdadeira caridade. Peço em especial aos irmãos que praticam sua mediunidade dentro das casas espiritas, e que se faça uma pergunta, será que estamos preparados ao trabalho espiritual em sua plenitude?
Quando faço esta pergunta a mim mesma, tenho sempre a mesma resposta, como posso estar preparada para o auxilio de um irmão, se tenho dentro de mim ainda o preconceito, se ainda julgo um irmão pelas suas roupas ou seu comportamento, se ainda me ajoelho pedindo Ago aos orixás se ao me levantar , levanto também a injuria e a difamação sobre um irmão, que esta em busca do mesmo objetivo que o meu, somente por este irmão não ter o comportamento que eu julgo correto, como posso querer ajudar alguém que nem conheço se o irmão que esta ao meu lado também necessitado de ajuda, eu lhe viro as costas, por julgar seu problema pequeno ou supérfluo , ora irmãos quem sou eu para julgar.
Peço ainda aos irmãos que reavaliem sua própria conduta, pois somos todos seres humanos e imperfeitos , tomemos cuidado com a arrogância , com as palavras jogadas ao vento, lembramo-nos sempre da lei do retorno, pois até mesmo as palavras que proferimos voltam ao nosso encontro, e antes de apontar o dedo para um irmão, aponte-o para si. Façamos então uma pequena analise de comportamento . tenhamos em mente, o tamanho da responsabilidades que a nós esta sendo dada, alias nós as escolhemos, estamos falando de vidas, estamos lidando com pessoas e não com objetos que podem ser manipulados, são seres como nós, e se nos dispusermos a ajudar, que então façamos direito, muito mais valiosos são nossos ouvidos que ouvem do que nossas palavras que ofendem.
Então proponho que peçamos aos Guias, Orixás e protetores, sabedoria discernimento e que nos ampare nesta busca verdadeira da evolução, que plante em nossos corações uma pequena semente de amor, para que possamos cultivar.
Agradeço a todos por ler este pequeno texto, espero que de alguma forma seja útil e que possa levar um pouquinho que seja de elucidação para os irmãos.
Agradeço a Zambi por me dar a oportunidade de buscar a evolução do meu espirito, agradeço aos orixás que emanam tanta energia e nos protegem e amparam, agradeço aos Guias e mentores espirituais, pois tenho a convicção que sem eles, não conseguiria me manter sozinha nesta jornada, agradeço a orientação de nossos sacerdotes que fazem um trabalho magnifico de esclarecimento e elucidação.
Muito obrigado.



Pai nosso que estais em todos os lugares
santificado seja o teu nome
venha a nós o vosso reino
Seja feita a tua vontade
assim na terra, nas matas, nas águas
em todos os lugares
o pão nosso de cada dia
nos dai hoje
perdoai nossas ofensas
e ensina-nos a perdoar
quem nos tem ofendido .
Que assim seja

2 comentários:

  1. Lindíssimo texto li com muits atenção e com certeza irei refletir bastante para o procimo ano e tentarei seguir esses ensinamentos maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, muito obrigada, você nem sabe da importância do seu comentário bjs

    ResponderExcluir