Ibeji, o único Orixá permanentemente duplo. É formado por duas entidades distintas, e sua função básica é indicar a contradição, os opostos que coexistem. Num plano mais terreno, por ser criança. A ele é associado a tudo o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.
No dia de Ibeji, 27 de setembro ( o mesmo de Cosme e Damião, com quem são sincretizados), é costume as casas de culto abrirem suas portas e oferecerem mesas fartas de doces e comidas para as crianças, elevadas á condição de representantes na terra do Orixá.
Regem a falange das crianças que trabalham na Umbanda.
Lenda de Cosme e Damião
Existiam num reino, dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos.
Os problemas mais difíceis , eram resolvidos por eles, em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens, e um dia brincando próximo a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes com a morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando com saudades de seu irmão, vivia pedindo a Orumila que o levasse para perto do irmão.
Sensibilizado com o pedido, Orumila resolveu leva-lo para se encontrar com o irmão no céu. deixando na terra duas imagens de barro, Desde então todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pé dessas imagens para ter seu pedidos atendidos.
Origem de Doum
Doum surgiu nos cultos afros, quando uma macamba (denominação de mulher na seita cabula) dava a luz a dois gêmeos, e caso houvesse no segundo parto o nascimento de outro menino, era este considerado "Doum", que veio ao mundo para fazer companhia para seus irmãos gêmeos.
Foram sincretizados com os santos que foram gêmeos e médicos, tem sua razão na semelhança nas imagens e missões idênticas com os "Eres" da Africa, mas como faltava Doum, colocaram-no junto aos seus irmãos, com seus pequenos bastões de pau, obedecendo a semelhança com os santos católicos, formando assim a trindade da imanação.
Que a pureza do sorriso infantil inunda nossos corações de Paz Amor e Caridade, que Cosme Damião e Doum nos ilumine e nos protejam.
Saravá Cosme e Damião!
Ibeijada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário