O Trono de Deus se manifesta a partir deste Segundo Trono, presidida pelo Orixá Oxum, Senhora da riqueza, da concepção, das ligações e uniões para surgimento de outro elemento. Quando se fala de amor, em termos do Amor Divino, não se diz respeito apenas no amor carnal, espiritual ou conjugal, mas nas ligações que produz concepção de outra coisa. Por exemplo, é necessário um núcleo, próton e nêutrons para tomar um átomo; o conjunto de vários átomos forma uma molécula; um conjunto de várias moléculas forma uma substância; um homem e uma mulher formam um casal; pessoas que moram na mesma casa com objetivos comuns formam uma família; da união do óvulo com o espermatozoide forma uma nova criatura; da união de vários elementos formam-se associações; das ligações químicas, novas substâncias. Oxum é o Orixá do coletivo. É feminino, passivo e irradiante. Seu fator é o congregador. Oxalá é agregador, pois junta elementos independentes do objetivo. Já nos domínios de Oxum, a união é conceptiva, forma um novo ser, uma nova coisa.
Como multiplicador, é também Senhora da riqueza, do ouro, da fortuna. Oxum governa a vida da mulher desde a pré-adolescência até a idade da fertilidade. Por isso é a Senhora da beleza, e de todos os adjetivos atribuídos a mulher nesta faixa etária. Oxum é regente até a concepção da coisa, do ser da substância. Apenas da concepção. A manutenção e desenvolvimento é sob os domínios do Sétimo Trono, Iemanjá. Vemos a manifestação dos poderes da Oxum em todos os aspectos da vida: Uma reunião de religiosos , forma uma igreja (Oxalá); massa de água precipitando-se na cascata (Oxum); um aglomerado de árvores forma uma floresta (Oxossi); grupo de policiais formando uma tropa (Ogum); associação de juízes formando um tribunal (Xangô); junta de médicos (Obaluayê); congresso tecnológico para desenvolvimento de um sistema (Omulu / Iemanjá). ë representada pelas cachoeiras, onde tem seu ponto de força.Então seus domínios alcançam um vasto campo de trabalho e suas ligações com outros elementos, fatores e forças formam outros inúmeros Orixás intermediários. Oxum comanda a falange das Iaras( encantadas dos rios) e um extraordinário número de espíritos manifestadores de poderes de Orixás (caboclos, Pretos Velhos, Erês, etc), e principalmente, as entidades ligadas a linha das Almas, que trabalham na magia católica e desenvolvem suas missões na devoção de Nossa Senhora (Virgem Maria), já Oxum é sincretizada com esta Santa em seu aspecto "Maria Virgem". Também Oxum, como mentora do Trono do Amor, preside totalmente um Trono da esquerda. O Trono dos Desejos, comandado pelo mistério Pombagira. Então, todas as Pombagiras são mantidas sob do domínio de Oxum e no Trono do Amor recebem as instruções para depois se especializarem em algum outro aspecto da Criação ou Linha de Orixá para atuação na Umbanda. Oxum é representada plea Lua Crescente e pela cachoeira, sua cor é o dourado, ou azul, ou lílas, sua bebida são vinhos ou espumantes suaves e doces. Frutas também suaves e doces, leite mel, água mineral. Sua saudação é "Ora Aieieo" (Salve menina zelolsa). Seu elemento é o Mineral.
O Trono do Amor é extremamente potente em suas emanações. Amor é força imperiosa e deve ser muito bem policiada em sua aplicação, para jamais ser transformada em sentimentos negativos como paixão, apego, vaidade, orgulho, prepotência, possessividade, ódio, etc. Todas as virtudes entram em perigo quando o poder do Amor é descontrolado em sua aplicação: na fé, torna-se prepotência; no Amor, torna-se paixão doentia; na Lei, torna-se obsessão; na Justiça, torna-se tirania; na Evolução, torna-se permissividade; na Criatividade, torna-se força mal direcionada . Para controlar estes excessos, entra em ação as emanações divinas do pólo negativo do Trono do Amor, na soberania do poderoso Orixá Oxumaré.É um Orixá masculino/feminino, ativo/passivo, irradiante/absorvente; único no gênero neste primeiro Trono Sagrado (essencial); seu fator é diluidor. É o Orixá da renovação e da sexualidade.
Oxumaré é um dos Orixás mais conhecidos, e no entanto é o mais desconhecido dos Orixás dentro da Umbanda, pois os médiuns só cultuam a Orixá Oxum, que na linha do Amor ou da Concepção forma com ele a segunda linha de Umbanda. O aspecto positivo de Oxumaré, que nos chega através das lendas dos Orixás, é que ele simboliza a renovação. Isto é verdadeiro. E o aspecto mais negativo é que ele é andrógeno, ou parte macho e parte fêmea. Mas isto não é verdade. É inadmissível que uma divindade planetária tenha essas qualidades bissexuais, que só acontecem em seres com disfunções genéticas que provocam má formação, ou dupla formação, dos órgãos sexuais, e em seres com desequilíbrios emocionais ou conscienciais , que fazem com que, psiquicamente, eles troquem seus sinais mentais e invertam sua sexualidade. Portanto não tem sustentação alguns médiuns, com seus sinais sexuais trocados, alegarem que são homossexuais porque são filhos de Oxumaré e que ele é um Orixá que por seis meses é macho e por seis meses é fêmea. Oxumaré, tal como revela a lenda dos Orixás, é a renovação continua, mas em todos os aspectos e em todos os sentidos da vida de um ser. Sua identificação com Dá, a Serpente do Arco-Íris, não aconteceu por acaso, pois Oxumaré irradia as sete cores que caracterizam as sete irradiações divinas que dão origem as Sete Linhas de Umbanda. E ele atua nas sete irradiações como elemento renovador. Oxumaré é a renovação do amor na vida dos seres. E onde o amor cedeu lugar a paixão, ou foi substituído pelo ciúme, então cessa a irradiação de Oxum e inicia-se a dele, que é diluidora tanto da paixão como do ciúme. Ele dilui a religiosidade já estabelecida na mente de um ser e o conduz, emocionalmente, a outra religião, cuja doutrina o auxiliará a evoluir no caminho reto. Ou não é comum os testemunhos dados pelos neo-convictos no púlpito dos pastores mercantilistas, que dizem quase todos isto:
"Irmãos, quando eu frequentava a Umbanda, eu fornicava, traia minha esposa e irmãos, gastava meu ordenado no jogo e nas bebidas, mentia, mas desde que me converti e me entreguei a Jesus, tudo em minha vida mudou. Hoje vivo para minha esposa e filhos, e para Jesus!". Sem dúvida, concordamos nós.
Mas... porque o mesmo irmão não ouviu os conselhos recebidos nos centros de Umbanda, que, se seguidos corretamente, o teriam conduzido pelo caminho reto? Não, ele só não deu ouvidos as orientações dos guias e dos pais e mães espirituais, como deu vazão ao seu emocional e deu início ao mau uso do que aprendia dentro de uma religião magística por excelência, quando solicitava aos exus que fechassem os caminhos de seus desafetos em todos os campos da vida, além de pedir outras coisas, tais como: mulher, dinheiro, posses, etc. E ele não diz que nasceu numa família católica e cristã, mas porque era um relapso para as coisas da fé, foi até a Umbanda para ver se nela se emendava. Como não conseguiu, logo acabou retornando ao reformatório religioso de Jesus Cristo.
Renovação, eis a palavra chave que bem define o divino Oxumaré que, em seu aspecto negativo, tem um mistério escuro chamado por nós de "Sete Cobras" ou "Sete Caminhos Tortuosos", que é por onde transitam todos os seres que saíram do caminho reto e entraram nos desvios da vida, que sempre conduzem aos caminhos da morte.
Quando os excessos e má administração dos dons do Amor representa perigo para a Obra da Criação, Oxumaré absorve as energias contaminadas e modifica os elementos alterando as funções para sentimentos mais nobres.
Então, o Amor-Apego transforma-se em amizade sincera; a paixão transforma-se em sentimento de proteção; o ciúme transforma-se em empatia; o orgulho e vaidade transformam-se em altruísmo; a tirania transforma-se em equidade; a obsessão, em resignação; a permissividade, em vigilância, etc. Seu elemento é o Mineral e é representado pelo Arco-Íris, quando em seu gênero masculino e pela serpente em seu gênero feminino. É também o Orixá das chuvas renovadoras, da limpeza mental e espiritual. Clamamos Oxumaré quando existe obsidiados encarnados ou não a procura de amarração e feitiços, para que este Orixá renove os sentimentos da pessoa em questão. Quando precisamos restaurar energias, quando não sabemos utilizar de forma correta as energias de Amor que se dispõe diante de nós. Oxumaré tem seu ponto de força nas cachoeiras ou em qualquer lugar sob água de chuva (sem raios ou trovões), ou ainda quando no firmamento se avistar o arco-iris. Suas oferendas são idênticas as da Oxum e é sincretizado como São Bartolomeu. Seus Caboclos e Pretos-Velhos são excelentes doutrinadores e possuem segredos do Amor e da Caridade. Usam magia de renovação. Sua cor São as sete cores do Arco-Íris. Sua Saudação é "Aro Boboyê" (Envolva-me, Grande Senhor).
Estudo realizado por: Pai Sérgio
Dúvidas entrem em contato :templocabocloaruana@gmail.com
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